Um pouquinho da nossa história...


No começo, era só um hobbie.
A observação de aves nos fazia bem.
O contato com o verde, a beleza das aves, o encanto com os detalhes da natureza...
Gostávamos de observar, de admirar e de fotografar.

Mas, eis que um dia, o Pedro teve uma ideia: e se fizéssemos um almanaque com as fotos das aves e distribuíssemos nas escolas?

Uau! Excelente ideia.

Juntamos as nossas melhores fotos, pedimos a colaboração dos amigos do COAMA (Clube de Observadores de Aves da Mata Atlântica), e assim, com a ajuda de muitas mãos, surgiu o Almanaque Aves de Joinville.

Começamos a distribuí-lo gratuitamente nas escolas municipais de Joinville e nos surpreendemos com o que encontramos: em várias escolas haviam projetos ligados à observação e preservação das aves! Os professores desenvolviam coisas lindas com os alunos! E o nosso almanaque passou a ser utilizado como material de apoio a esses projetos.

Em parceria com o COAMA, começamos um trabalho de educação ambiental, indo até as escolas para falar sobre o tema e também recebendo os alunos no pomar do COAMA (lugar encantador, cheio de flores e frutos que atraem as aves, possibilitando a sua observação).

E hoje temos orgulho de dizer que o que era apenas um hobbie  está ganhando “asas”.
A cada dia recebemos novas mensagens de pessoas que se identificam com o nosso trabalho, que querem saber mais sobre a observação de aves, e isso nos enche de alegria.

Neste ano de 2017 iniciamos um novo formato: a Exposição Aves de Joinville. Nosso lançamento foi na Festa das Flores de Joinville, e agora ela segue itinerante pelas escolas da cidade. Com fotos das 442 espécies já registradas em Joinville, esta exposição é um excelente material de  apoio para que os professores possam explorar este tema com os alunos.

Como forma de manter o trabalho, vendemos o almanaque por R$ 5,00.

Se você deseja levar nossa exposição para alguma escola ou evento, é só falar com a gente.

Nossa realização está em saber que o nosso trabalho, além de chamar a atenção para a importância das aves e do seu papel no equilíbrio ecológico, faz surgir novos observadores, aumentando assim o número de pessoas interessadas em proteger a avifauna e consequentemente todo o meio-ambiente de nossa região.


Que tal?
Nos vemos em alguma passarinhada por aí...

Boa leitura!

Pedro e Rose - editores do Almanaque Aves de Joinville.