Um pouquinho da nossa história...


No início era só um hobbie.
A observação de aves nos fazia bem.
O contato com o verde, a beleza das aves, o encanto com os detalhes da natureza...
Gostávamos de observar, de admirar e de fotografar.
Mas o que 
sentíamos com esta prática era algo tão maravilhoso que a nossa vontade era contar pra todo mundo. Crescia em nós o desejo de que mais pessoas pudessem ter esta vivência.

E foi então que tivemos uma ideia: e se fizéssemos um almanaque com as fotos das aves e distribuíssemos nas escolas? 

Animados com esta ideia, juntamos as nossas melhores fotos, pedimos a colaboração dos amigos do
COAMA (Clube de Observadores de Aves da Mata Atlântica), e assim, com a ajuda de muitas mãos, surgiu o Almanaque Aves de Joinville.

Começamos a distribuí-lo gratuitamente nas escolas municipais de Joinville e nos surpreendemos com o que encontramos: em várias escolas havia projetos ligados à observação e preservação das aves! Os professores desenvolviam coisas lindas com os alunos! E o nosso almanaque passou a ser utilizado como material de apoio a esses projetos.

Em parceria com o
COAMA, começamos um trabalho de educação ambiental, indo até as escolas para falar sobre o tema e também recebendo os alunos no pomar do COAMA (lugar encantador, cheio de flores e frutos que atraem as aves, possibilitando a sua observação).

E o que era apenas um hobbie  ganhou “asas”. 
A cada dia recebíamos novas mensagens de pessoas que se identificavam com o nosso trabalho, que queriam saber mais sobre a observação de aves. E isso nos motivou a criar este o blog, o Aves de Joinville.

E no ano de 2017 iniciamos um novo formato: a
Exposição Aves de Joinville. Nosso lançamento foi na Festa das Flores de Joinville. 

Com fotos 
das 475 espécies já registradas em nossa região, esta exposição segue itinerante pelas escolas da cidade, possibilitando a milhares de alunos conhecer a nossa avifauna.

Nossa realização está em saber que o nosso trabalho, além de chamar a atenção para a importância das aves e do seu papel no equilíbrio ecológico, faz surgir novos observadores, aumentando assim o número de pessoas interessadas em proteger a avifauna e consequentemente todo o meio-ambiente de nossa região.

E então, vamos observar av
es?!
Nos vemos em alguma passarinhada por aí...

Boa leitura!

Pedro e Rose - Observadores de aves e editores do Almanaque Aves de Joinville.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quero-quero defendendo seu ninho

Joinville cidade das flores... e das aves!

A menina e o pássaro encantado