Exposição Aves de Joinville


O município de Joinville está situado em uma posição geográfica privilegiada, possibilitando o encontro de diferentes formações vegetais e uma grande variedade de ecossistemas, como manguezais, restingas e mata atlântica - esta última em três níveis: montana, sub-montana e campos de altitude.
Esta característica é especialmente favorável a avifauna da região, colocando nossa cidade em 1º lugar no ranking de espécies registradas em Santa Catarina e em 15ª lugar no Brasil. 

Já são 449 espécies catalogadas na cidade, sendo 446 registradas com fotos. Os dados são do site wikiaves, a enciclopédia virtual de aves, que recebe diariamente informações, sons e fotos de espécies registradas na cidade por pesquisadores e observadores de aves.

A exposição Aves de Joinville apresenta as fotos de todas as 446 espécies registradas na cidade de Joinville, sendo que as aves que possuem dimorfismo sexual acentuado (quando é possível diferenciar macho e fêmea pela aparência externa), estão representadas com foto do macho e da fêmea. 
Além das fotos das ave, a exposição traz também painéis com textos sobre o tema.
A exposição foi lançada em novembro de 2017, durante a tradicional Festa das Flores de Joinville, e  agora percorre as escolas do município.


A Exposição Aves de Joinville tem por objetivo:
  • apresentar à comunidade joinvillense as espécies de aves que compõem a avifauna de nossa região;
  • permitir que professores e alunos possam trabalhar o tema nas escolas;
  • disseminar o hábito de observar, estudar e principalmente preservar as aves;
  • conscientizar a comunidade sobre a importância de preservar o habitat natural das aves.
Se quiser saber por onde anda a exposição, confira nossa agenda.
E se quiser levar nossa exposição para sua escola ou evento,  fale com a gente.