A beleza do caminho...

"O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada.
Caminhando e semeando, no fim terás o que colher."
Cora Coralina


No inicio do ano de 2018, nós, do Aves de Joinville, decidimos que faríamos uma caminhada rumo a conscientização ambiental. Colocamos na bagagem nossa exposição, com imagens de 441 espécies de aves já fotografadas aqui na cidade, e botamos o pé na estrada (literalmente).

Desde então já visitamos várias escolas e CEIs da região, e cerca de 7.500 crianças e adolescentes já tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a avifauna joinvillense.


Sabemos que o caminho que temos a percorrer é longo, talvez até infinito... Nossos recursos são limitados... Mas a caminhada é tão prazerosa que nos faz superar as dificuldades e seguir adiante.


A cada parada, uma nova história, um novo amigo, uma pérola: "- Ô tio,você sabia que uma vez, uma Tesourinha cortou o fio da minha pipa?" - disse um menino, referindo-se ao pássaro
Tesourinha.

E nesse mundo de pureza e encantamento encontramos olhares atentos, interessados em aprender, em observar, em cuidar, em preservar. Foi assim com a turminha da professora Andreia, que faz um trabalho excepcional no CEI Mario Avancini.






Emocionante também foi a experiência que tivemos na Escola Municipal Professora Magdalena Mazzolli. Depois de visitar a exposição, a professora pediu para que as crianças escolhessem uma das aves para desenhar. E então vimos surgir verdadeiras obras de arte!




São estes detalhes especiais que nos fazem acreditar que a caminhada vale a pena. E por isso vamos seguindo, deixando nossas sementes pelo caminho.

E como diz a música de Almir Sater: "Da semente sai futuro, nem que seja temporão."
Que assim seja!