Pássaros e gaiolas


Há tempos vinha pensando em escrever um post sobre este tema. E sempre que tenho ideias, antes de colocá-las no papel gosto de ler sobre. Nos buscadores da internet digitei “pássaros e gaiolas”, esperando encontrar um texto ou uma poesia inspiradora. E o que a busca me trouxe foram dezenas de propagandas de lojas que vendem gaiolas, de todos os tipos e tamanhos, muitas delas com “ofertas imperdíveis”. E aí me dei conta de que aprisionar pássaros é uma prática muito mais comum do que eu imaginava.

Fiquei pensando por alguns instantes e lembrei de várias histórias sobre pessoas e seus pássaros. Gente que conheci... gente de quem ouvi falar... gente que aprisiona por maldade... gente que aprisiona por amor... Amor?! Sim, por amor. Há os que colocam “seus” pássaros nas gaiolas, os alimentam, dão carinho, gostam de ouvi-los cantar.

Ouvi falar de um senhor que era construtor e tinha um trinca-ferro na gaiola. Ele não saia de casa sem seu pássaro. Enquanto trabalhava, gostava de ouvi-lo cantar. Conheci um outro que todos os dias pela manhã, ao acordar, passeava com seu canarinho, preso na gaiola.

Imagino que essas pessoas não façam isso por maldade, mas esta forma de amor é um tanto egoísta. Afinal, quem está feliz nesta história? Não acredito que um ser que possui asas e que tem o céu como limite possa ser feliz em uma gaiola.

Há outras formas de se admirar a beleza e o canto de  um pássaro. E uma delas é a observação de aves (em liberdade, é claro, longe das gaiolas). Olhar, admirar,  ouvir o canto, fotografar.... Posso afirmar que esta  prática faz bem pra alma e pra natureza. Quando você  começa a observar aves, um novo mundo se abre.  Cada nova cor, cada nova espécie traz uma sensação  de encantamento, de realização.  Os olhos começam  a prestar mais atenção aos detalhes. Até uma  formiguinha carregando uma folha, que antes passava  despercebida, agora é motivo de contemplação.

E há aves em todos os lugares! Basta silenciar para ouvi-las e observá-las. Aqui no blog você encontra dicas para quem quer praticar a observação de avesComece pelas aves que estão perto de você. Sempre há alguma “invadindo” o seu quintal (eu moro na cidade e todos os dias acordo com a cantoria dos pássaros). Você pode ainda plantar árvores e flores para atraí-las. Ou ainda visitar as abundantes áreas verdes que temos na zona rural de Joinville.

Outra dica é conhecer o pomar do COAMA (Clube de Observadores de Aves da Mata Atlântica). Lá as aves vivem em perfeita harmonia com a natureza e você pode observá-las de pertinho. Aliás, um de seus fundadores já foi passarinheiro de gaiola. Nós já contamos a história dele aqui no blog. Dá uma olhadinha!

E se acaso você tenha se empolgado com alguma "oferta imperdível" e comprado uma gaiola, não tem problema. Aproveite as fotos inspiradoras deste post e use-as na decoração!







Texto de  Rosemar Campos
Imagens: Pixabay