Repensando a liberdade... criando asas para o amanhã.

“Cocô de passarinho”. Pode parecer engraçado, mas foi este livro de Eva Furnari que deu início a um belíssimo projeto na escola municipal Professora Karin Barkemeyer , que fica no bairro Vila Nova, em Joinville.

Exposição de fotos da visita da escola ao pomar do COAMA

Curiosos para saber qual a função do cocô do passarinho na natureza, os alunos da sala de apoio pedagógico, motivados pela professora Elaine Eger Noveletto, iniciaram uma discussão sobre o tema. Leituras, desenhos, poemas e até uma visita ao pomar do COAMA fizeram parte dos estudos desta turminha dedicada. 

Uma pesquisa realizada com os familiares sobre a importância das aves para o ecossistema revelou que poucas espécies são avistadas na região, o que é preocupante, pois o bairro Vila Nova situa-se entre as zonas urbana e rural , com grande proximidade da Mata Atlântica. “Infelizmente muitas pessoas ainda costumam ter aves presas em gaiolas para seu prazer, impedindo que estes seres vivos cumpram um importante papel na natureza”, lamenta a professora Elaine.

Após este estudo feito com as crianças e seus familiares constatou-se a necessidade de atrair as aves da região para o ambiente escolar, observá-las, conhecê-las e desta forma, preservá-las. Assim surgiu o projeto: “Repensando a liberdade... criando asas para o amanhã”.

Trabalho feito pela turma de apoio pedagógico

O trabalho realizado com a turma do apoio pedagógico foi tão positivo que a escola toda resolveu abraçar a ideia.

Todas as turmas do 1º ao 9º ano estão envolvidas neste projeto, que tem o  objetivo de revitalizar espaços já existentes na escola e construir um ambiente de contemplação, com flores e árvores frutíferas que atraiam as aves, possibilitando seu  estudo bem como do ecossistema. “Desta forma queremos despertar nos alunos e na comunidade o interesse pela preservação permanente das espécies e consequentemente conscientizá-los de que não é preciso manter as aves presas para tê-las por perto”, afirma a professora Elaine.

Projetos como este merece a admiração e o apoio de toda a comunidade. São estas iniciativas que contribuem para um futuro mais sustentável, mais humano, mais sensível. Ao contemplar as aves aprendemos também a contemplar a vida, o belo, o simples, as pequenas coisas... E é disso que o mundo precisa!

Parabéns a toda a equipe da Escola Escola municipal Professora Karin Barkemeyer, em especial às professoras Elaine Eger Noveletto e Cacieli Moy Braciak Batista que realizam seu trabalho com amor e dão vida a este projeto.